Um sexto dos bebés nascidos em 2022 em Portugal são filhos de mães estrangeiras

O impacto crescente do peso das mulheres estrangeiras que têm filhos em Portugal ajuda a contrabalançar a quebra da natalidade das cidadãs portuguesas.

Foto
Em 2022, foram 14.003 os bebés nascidos de mães estrangeiras residentes em Portugal Manuel Roberto
Ouça este artigo
00:00
09:06

Chamam-se Aariz, Sanyam e Thomas os primeiros bebés deste ano em Portugal. São filhos de pais paquistaneses, nepaleses e brasileiros e nasceram logo após as badaladas da meia-noite. Foi uma coincidência mediatizada pelas estações de televisão mas que não deixa de ser um sinal dos tempos. O número de filhos de mães estrangeiras tem vindo a aumentar em Portugal ao longo dos últimos anos. Ao mesmo tempo, a natalidade entre as portuguesas mantém a tendência de diminuição, ainda que com pequenas oscilações anuais. O resultado deste duplo movimento está à vista: em 2022, os filhos de mães estrangeiras representaram já um sexto do total dos nascimentos no país. Foram 14.003 mil bebés, 16,7% do total.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 68 comentários