Ruy Castro estará no Encontro de Leituras de Agosto

Na terça-feira, 8 de Agosto, o livro A Vida Por Escrito - Ciência e Arte da Biografia (ed. Tinta-da-China) estará em discussão no clube de leitura do PÚBLICO e Folha de S. Paulo.

Foto
Ruy Castro Raquel Wise
Ouça este artigo
00:00
03:44

“Há muitos brasileiros à espera de uma biografia — que eu gostaria de escrever. Como nunca haverá tempo para tanto, o jeito é formar biógrafos para que eles as escrevam — e eu as possa ler. A eles, biógrafos presentes e futuros, é dedicado este livro”, escreve Ruy Castro em A Vida Por Escrito – Ciência e Arte da Biografia, a obra que estará em discussão no próximo Encontro de Leituras.

O escritor, jornalista e biógrafo brasileiro nasceu em Minas Gerais, em 1948, mas todas as suas obras têm como cenário o Rio de Janeiro, a cidade onde vive no Brasil. Ruy Castro é o convidado do clube de leitura do PÚBLICO e do jornal brasileiro Folha de S. Paulo neste mês. A sessão acontece no dia 8 de Agosto, às 22h em Lisboa (18h em Brasília), no Zoom, como habitualmente, e é aberta a todos os que queiram participar. A ID é a 820 7497 2849 e a senha de acesso 538972. Aqui fica o link.

Colunista da Folha de S. Paulo, Ruy Castro ocupa a cadeira 13 da Academia Brasileira de Letras e é autor de obras icónicas como O Anjo Pornográfico (biografia do escritor e dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues); Estrela Solitária (biografia do jogador de futebol brasileiro Garrincha) e Carmen (biografia da luso-brasileira Carmen Miranda). Da sua obra fazem parte também reconstituições históricas como Chega de Saudade, onde conta “a história e as histórias da Bossa Nova e da vida boémia e cultural carioca da época” ou Ela é Carioca, “uma enciclopédia carioca com minibiografias de homens e mulheres fascinantes que marcaram Ipanema e a cultura brasileira de 1910 a 1970”.

A sua obra mais recente, A Vida Por Escrito – Ciência e Arte da Biografia foi editada no Brasil em Dezembro de 2022, pela Companhia das Letras, e saiu em Portugal em Maio deste ano pela Tinta-da-china. Nela, à medida que Ruy Castro vai ensinando as técnicas para uma boa biografia, vai também partilhando com os leitores muitas das histórias em torno da escrita dos seus livros e vai desvendando o seu método de trabalho, as dificuldades que encontrou, o que aprendeu com os erros, os doze truques para se fazer uma boa entrevista, quando se deve usar o gravador ou só o bloco de apontamentos (as descrições dos telefonemas com João Gilberto são cativantes), e explicando, por exemplo, porque nunca aceitou fazer uma biografia autorizada: “o nome parece inocente, mas uma biografia autorizada é uma camisa de força para o biógrafo.”

Há já mais de dois anos que o Encontro de Leituras junta uma vez por mês leitores de língua portuguesa e discute romances, ensaios, memórias, literatura de viagem e obras de jornalismo literário na presença de um escritor ou especialista convidado. Esta sessão vai ser moderada pela jornalista Isabel Coutinho, responsável pelo site do PÚBLICO dedicado aos livros, o Leituras, e pelo jornalista brasileiro Walter Porto, editor de Livros da Folha de S. Paulo.

Os melhores momentos de cada sessão podem ser ouvidos no podcast Encontro de Leituras.

Já participaram do Encontro de Leituras os escritores Miguel Sousa Tavares, Matilde Campilho, Simone Duarte, Rafael Gallo, Geovani Martins, João Paulo Borges Coelho, Francisco José Viegas, Pilar del Río, Luís Cardoso, Rui Tavares, Andréa del Fuego, Dulce Maria Cardoso, Julián Fuks, Yara Nakahanda Monteiro, Paulo Scott, Benjamin Moser (o biógrafo de Susan Sontag), Fernanda Miranda e Tom Farias (especialistas na obra de Carolina Maria de Jesus), Ana Luísa Amaral, Giovana Madalosso, Paulina Chiziane, José Eduardo Agualusa, Tatiana Salem Levy, Afonso Cruz, Laurentino Gomes, Fernanda Torres, Afonso Reis Cabral, Jeferson Tenório, Marília Garcia, José Luís Peixoto, Nádia Battella Gotlib (biógrafa de Clarice Lispector), Valter Hugo Mãe e Ondjaki.

Sugerir correcção
Comentar