O tique e o toque: quem é Rui Carlota, o rei dos tiktokers portugueses?

O tiktoker de Almeirim já ultrapassou os nove milhões de seguidores e alguns dos seus vídeos chegam a atingir dezenas de milhões de visualizações. Mas Rui Carlota não se confunde com o tiktoker.

Foto
Ana Brígida
Ouça este artigo
00:00
31:26

Com todas as diferenças possíveis e imaginárias, o TikTok está hoje para a realidade como a máscara esteve um dia para a pandemia. Primeiro instalou-se, depois usou-se de forma quase experimental, depois tornou-se obrigatório usar, depois enraizou, fez-se hábito, um tique de toque, uma estranha adrenalina, um certo negacionismo, com sintomas de privação e uma necessidade compatível com a de um vício. Ambos se apropriaram da mente e do corpo, como se em conjunto tivessem desenvolvido uma nova estirpe de movimento incessante em modo estático, com a diferença de que o vício se tornou incomparavelmente mais viral do que o vírus.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários