Quem é que queria hoje uma Barbie anoréctica?

Somos já filhos do streaming, da familiaridade, da homogeneidade. Éramos todos diferentes, passámos a ser todos iguais. Barbenheimer é para nós, os que fomos colonizados.

Foto
A Barbie Estereotipada, criação de Greta Gerwig para a actriz Margot Robbie DR
Ouça este artigo
00:00
06:40

A música dos Carpenters nunca mais soou da mesma maneira depois de Karen Carpenter, 32 anos, a voz do duo, ter colapsado na casa familiar de Downey, na Califórnia, o corpo exaurido pela anorexia. O mundo perfeito deste duo de irmãos, Richard e Karen, uma sublimação do sonho e do subúrbio americano (para uns), uma impostura (para outros), maquilhagem da América de Nixon, foi então levado a um patamar em que a desfiguração era uma ameaça. Seria também desejada? A voz de Karen, a voz de Close to you, We've only just begun ou de Rainy days and mondays, "delicodoce" ou capaz da "perfeição" e de coisas que nenhuma outra atingia, como quer que seja, tornava-se por isso assombrada ainda que fosse já assombrosa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários