Marcelo diz que Américo Aguiar poderá ser cardeal-patriarca de Lisboa

Presidente da República prevê possível intenção de nomear Américo Aguiar cardeal-patriarca de Lisboa, sucedendo a Manuel Clemente.

Foto
Américo Aguiar foi esta semana nomeado cardeal da Igreja Católica Rui Gaudencio

O Presidente da República considerou esta segunda-feira que a nomeação do bispo Américo Aguiar como cardeal pode significar que há a intenção de que venha a ser o futuro cardeal-patriarca de Lisboa.

Marcelo Rebelo de Sousa, que falava aos jornalistas no final de uma iniciativa no antigo picadeiro real, junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, manifestou-se "muito feliz" por Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, ter sido nomeado cardeal da Igreja Católica.

"Normalmente, um bispo auxiliar não vai a cardeal, a não ser na pressuposição de que deixa de ser bispo auxiliar, o que quer dizer que pode significar que o senhor dom Américo venha a ser o futuro cardeal-patriarca de Lisboa", declarou o chefe de Estado.

O Presidente da República assinalou que "Portugal passa a ter seis cardeais", como "nunca teve na sua história". Por outro lado, referiu que Américo Aguiar, de 49 anos, é "um cardeal muito novo".

O cardeal-patriarca de Lisboa é, desde 2013, Manuel Clemente, de 74 anos.

Na Páscoa deste ano, Manuel Clemente anunciou que era última que celebrava enquanto cardeal-patriarca de Lisboa.

Sugerir correcção
Ler 21 comentários