A Flor do Buriti de Renée Nader Messora e João Salaviza premiado em Munique

O prémio CineVision, ao qual concorriam 12 longas-metragens, distingue “talentos internacionais da realização que inovam pela sua linguagem cinematográfica”.

Foto
A Flor do Buriti chega às salas portuguesas em Março do próximo ano DR

O filme A Flor do Buriti, dos realizadores Renée Nader Messora e João Salaviza, venceu o prémio CineVision da 40.ª edição do Festival de Cinema de Munique.

O prémio CineVision, pelo qual competiam 12 longas-metragens, distingue "talentos internacionais da realização que inovam pela sua linguagem cinematográfica", sublinha a produtora portuguesa do filme, O Som e a Fúria.

No passado mês de Maio, ​A Flor do Buriti já tinha recebido, no Festival de Cannes, o prémio de Melhor Equipa da secção Un Certain Regard, que distinguiu assim ambos os realizadores e também o povo Krahô, do Brasil, que protagoniza a obra.

O Festival de Munique, que teve início no passado dia 23 e chega ao fim este sábado, atribuiu o prémio de melhor longa-metragem ao filme Four Daughters, de Kaouther Ben Hania, seguindo-se no palmarés desta edição o prémio CineVision, atribuído a A Flor do Buriti, e o prémio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), dado a Fossil, de Hennning Backhoff.

O prémio da secção CineRebels foi para Omen, do congolês Baloji, que este ano também recebeu o prémio de novos valores da secção Un Certain Regard, em Cannes. O Prémio do Público distinguiu Fallen Leaves, do finlandês Aki Kaurismäki.

A Flor do Buriti foi rodado com o povo Krahô, do Brasil, na terra indígena Kraholândia, onde ambos os realizadores já tinham feito Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, igualmente premiado em Cannes, em 2019.

Em Maio, o Festival de Cannes sublinhou que este filme presta um "extraordinário tributo à capacidade de resiliência daquele povo indígena e à luta pela liberdade", enquanto o jornal Le Monde destacou a "grande magia poética" da obra.

O nome do filme faz referência à flor do buriti, um tipo de palmeira selvagem que cresce no Brasil.

A Flor do Buriti tem estreia comercial prevista em Portugal para 14 de Março de 2024.

Sugerir correcção
Comentar