Sertã quer Rota da Estrada Nacional 2 com reconhecimento municipal

A EN2 é a única na Europa e a terceira no mundo, que atravessa um país em toda a sua longitude. E continua a crescer como atracção turística.

Foto
A EN2 é a estrada portuguesa mais extensa, ligando Chaves a Faro, num trajecto de 739,26 km ENRIC VIVES-RUBIO / PUBLICO

A Câmara da Sertã, no distrito de Castelo Branco, quer que a Rota da Estrada Nacional (EN) 2, seja reconhecida como projecto de interesse municipal, visando a reivindicação dos apoios necessários à sua dinamização turística.

"A Sertã encontra-se precisamente a meio da estrada, com 17 municípios acima e 17 municípios abaixo, sendo evidente para todos o contributo que esta estrada tem dado ao desenvolvimento económico da Sertã. Basta parar nos restaurantes e cafés à beira da EN2 para perceber o impacto que tem", refere, em comunicado, o presidente do município da Sertã, Carlos Miranda.

Na última reunião do executivo camarário, esteve em análise a proposta de reconhecimento da Rota da EN2 como projecto de interesse municipal que foi aprovada por unanimidade, e segue agora para apreciação e deliberação em Assembleia Municipal.

Segundo a autarquia, esta proposta decorre da iniciativa da AMREN2 - Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, que dirigiu um pedido aos municípios integrantes, onde se inclui a Sertã, no sentido de os incentivar a reconhecer publicamente o projecto, conferindo-lhe "uma aura de convergência, sintonia e importância".

"A proposta de reconhecimento de interesse municipal tem como objectivo dar força à associação para, junto das entidades competentes, Ministério da Coesão, CCDR [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional] entre outras entidades, ter mais força para reivindicar os apoios necessários para conseguirmos dinamizar cada vez mais este grande projecto turístico que atravessa Portugal", frisou o autarca.

A EN2 é a estrada portuguesa mais extensa, ligando Chaves a Faro, num trajecto de 739,26 quilómetros.

É a única na Europa e a terceira no mundo (a seguir à Route 66, nos Estados Unidos e à Ruta 40, da Argentina), que atravessa um país em toda a sua longitude.

"É percorrida a caminhar, a correr, de bicicleta, de mota, de carro ou de autocaravana, traduzindo-se numa excelente forma de descobrir o interior de Portugal e o concelho da Sertã, explorando a cultura, as paisagens naturais, a gastronomia, as tradições e produtos endógenos, sendo amplamente reconhecido o impacto positivo nos mais diversos sectores e agentes concelhios", realça a autarquia.

Em 2022, no Posto de Turismo da Sertã, junto à EN2, foram recebidos mais de nove mil visitantes, sendo que a maioria se encontrava a percorrer esta estrada.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários