Museu de Colombo e Descobrimentos na ilha do Porto Santo

Nova estrutura resulta da ampliação da antiga casa-museu do navegador. Presidente do governo regional diz que Portugal “não deve ter vergonha da sua história gloriosa”.

Foto
Miguel Albuquerque fotografado em Maio, na apresentação das obras de requalificação do Convento de Santa Clara Maria Abranches
Ouça este artigo
00:00
03:05

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, anunciou este sábado a criação do Museu de Colombo e dos Descobrimentos na ilha do Porto Santo, primeiro ponto da expansão portuguesa.

"O Porto Santo vai ampliar o Museu Colombo", disse o governante madeirense na sessão solene do Dia do Concelho do Porto Santo, adiantando que o objectivo é "abrir um museu que honre a história, a identidade e a singularidade da ilha como ponto de partida da expansão portuguesa".

O chefe do executivo madeirense argumentou que Portugal "não deve ter vergonha da sua história gloriosa, porque esteve em todas as zonas do mundo", revelando que todas as peças a mostrar neste núcleo museológico, algumas delas adquiridas recentemente para o efeito no mercado de leilões e antiquários, estarão relacionados com locais onde os portugueses estiveram.

"Este museu vai chamar-se de Colombo e dos Descobrimentos Portugueses", acrescentou Miguel Albuquerque, opinando que esta epopeia "não é símbolo de opressão, mas de coragem, abertura ao mundo e cosmopolitismo que ficará perpetuado" naquele espaço.

O Porto Santo tem neste momento a Casa-Museu Cristóvão Colombo, um espaço que assinala a passagem do descobridor pela ilha, onde viveu e casou com uma das filhas do capitão donatário Bartolomeu Perestrelo. Inaugurada em 1989, esta casa-museu foi reestruturado em 2004 e vê-se agora ampliada.

Albuquerque realçou também os "passos gigantescos na modernização, no progresso e desenvolvimento integral" do Porto Santo, que tem sido alvo de uma "transformação abismal" desde os anos 60.

"O objectivo é continuar a trabalhar, a dar passos importantes e cada vez mais consistentes no sentido de garantir às novas gerações qualidade de vida e acesso a tudo aquilo que têm direito", sublinhou.

Miguel Albuquerque referiu que o Porto Santo - a segunda ilha habitada do arquipélago da Madeira, com uma população de cerca de cinco mil pessoas - tem "um problema de dupla insularidade, mas é uma ilha singular", com um grande potencial de atracção. Mas, as "grandes vantagens competitivas da ilha têm de ser tratadas com grande cuidado para evitar a massificação", vincou.

Albuquerque ainda assegurou que todos os compromissos que assumiu com a população do Porto Santo vão ser cumpridos, mencionando a aposta na educação, que considerou ser "o principal desafio das ilhas neste momento", e o apoio à mobilidade com o pagamento do subsídio a ela referente.

Também referiu a importância de construir a nova unidade de saúde do Porto Santo e no objectivo de vir aumentar o número de camas no lar de idosos.

De relembrar que, em 2018, a proposta da criação de um "museu das descobertas" em Lisboa, que constava do programa de Fernando Medina para a capital, desencadeou uma intensa polémica em Portugal continental. A intenção, prontamente contestada por associações de afro-descendentes e por muitos historiadores e curadores de museus, foi por outros defendida, na esfera política e na academia, mas acabou por ficar da gaveta, pelo menos até agora.

Foi, aliás, em parte como reacção a esta ideia do executivo, que muitos viam como enaltecedora de um passado imperial, colonial, desprovida da necessária visão crítica que poria também em contexto o papel da coroa portuguesa no tráfico de seres humanos escravizados e na exploração dos territórios na Ásia e, sobretudo, em África, que se avançou com a proposta de criação de um memorial à escravatura, também por concretizar.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários