Embaixada do Brasil em Lisboa denuncia ameaça racista e xenófoba

Incidente foi comunicado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, que informou as autoridades competentes.

Foto
Governo português remeteu caso para as autoridades Miguel Manso
Ouça este artigo
--:--
--:--

A embaixada do Brasil em Portugal recebeu nos últimos dias um email de teor racista, xenofóbico e homofóbico com ameaças de violência contra locais frequentados por brasileiros.

A notícia foi avançada pela imprensa brasileira, nomeadamente o jornal O Globo e o Correio Braziliense, que citam uma comunicação entre a embaixada e o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português, a quem o incidente foi denunciado.

Na resposta à representação diplomática, o Governo português diz ter notificado o incidente às "autoridades nacionais competentes", de modo "a serem tomadas as medidas adequadas". O mesmo foi confirmado ao PÚBLICO pelo MNE, que disse terem sido cumpridos "os procedimentos que são seguidos pelo MNE nestas situações".

Ao jornal O Globo, o embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carreiro, explicou que não foi pedido um reforço de segurança, mas que o incidente foi comunicado ao MNE dada a proximidade de dois eventos envolvendo cidadãos brasileiros em Lisboa: o jogo de futebol entre o Brasil e o Senegal, realizado na terça-feira no Estádio de Alvalade, e o Fórum Jurídico que traz nos próximos dias a Portugal o vice-Presidente Geraldo Alckmin.

Sugerir correcção
Ler 19 comentários