Museu de Rembrandt abriu um estúdio de tatuagens para levar quadros para todo o lado

Uma obra do pintor holandês é muito cara, por isso o museu em Amesterdão decidiu tatuar quadros de “Rembrandt acessíveis que durarão até ao fim dos teus dias”. As vagas esgotaram em 15 minutos.

Foto
As vagas esgotaram em 15 minutos Reuters/PIROSCHKA VAN DE WOUW

O conhecido artista Henk Schiffmacher e a sua equipa estão a fazer tatuagens das obras mais emblemáticas do pintor holandês Rembrandt van Rijn num estúdio pop-up instalado na antiga casa do pintor, que foi transformada em museu, em Amesterdão.

Chamaram ao evento "Rembrandt do homem pobre", referindo-se ao baixo custo de uma tatuagem — dependendo do tamanho, entre 100 e 250 euros — em comparação com uma pintura de Rembrandt, apesar de as tatuagens não serem feitas com menos cuidado.

"Para ter um Rembrandt é preciso ter muito dinheiro, mesmo que se queira uma pequena pintura. Mas nós fazemos-te um Rembrandt acessível que durará até ao fim dos teus dias", diz Schiffmacher.

"Até se pode levar este Rembrandt para a praia", acrescenta, divertido. As pessoas interessadas tiveram de ser rápidas o evento de uma semana esgotou em 15 minutos, disse o director da Casa-Museu Rembrandt, Milou Halbesma, embora também estejam disponíveis entradas sem marcação.

Foto
REUTERS/PIROSCHKA VAN DE WOUW

Halbesma espera que a iniciativa encoraje muita gente a visitar o museu. "Estamos sempre à procura de formas de garantir que Rembrandt se mantém vivo", explica, acrescentando que Rembrandt costumava dar aulas aos alunos na sua casa e que Schiffmacher também tem alunos.

Lillian Ramcharan, funcionária da Casa Rembrandt, foi a primeira a fazer uma tatuagem. Escolheu uma imagem de Hansken, elefante asiática fêmea que viajou pela Europa do século XVII. O museu dedicou uma exposição a Hansken há dois anos, que incluía o crânio do elefante. "Por isso, parece que a vi na vida real", justifica-se Ramcharan.

Schiffmacher está a gostar da experiência de trabalhar na casa de Rembrandt e planeia fazer ele próprio uma tatuagem da obra do mestre. "O seu espírito e a sua alma ainda estão no edifício", garante.

Lillian Ramcharan, funcionária da Casa Rembrandt, foi a primeira a fazer uma tatuagem. REUTERS/PIROSCHKA VAN DE WOUW
Escolheu uma imagem de Hansken, uma elefante asiática fêmea que viajou pela Europa do século XVII. REUTERS/PIROSCHKA VAN DE WOUW
REUTERS/PIROSCHKA VAN DE WOUW
REUTERS/PIROSCHKA VAN DE WOUW
Fotogaleria
Lillian Ramcharan, funcionária da Casa Rembrandt, foi a primeira a fazer uma tatuagem. REUTERS/PIROSCHKA VAN DE WOUW
Sugerir correcção
Comentar