Competição acérrima, burguesia forte e professores estáveis. O que explica o sucesso a norte?

Deficiente oferta de ensino superior na região do Porto, forte concorrência entre colégios e... os valores da burguesia. Eis explicações para o sucesso do Norte litoral que os rankings revelam.

Foto
Nos últimos cinco anos, quatro das cinco escolas com melhores resultados nos exames nacionais são do Norte Nelson Garrido
Ouça este artigo
--:--
--:--

Sobre a bancada do laboratório há meia dúzia de vulcões em maquete. As cabeças que se inclinam ao seu redor dificilmente podiam ser mais heterogéneas: há crianças de cinco anos e adolescentes prestes a atingir a maioridade. Esta não é uma aula normal no Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga, mas está longe de ser incomum que este estabelecimento de ensino promova o cruzamento entre as várias gerações que o frequentam — são mais de 2000 alunos entre o pré-escolar e o ensino secundário.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 31 comentários