Bem-vindos a Vianna da Foz do Lima e ao novo Mercado dos Descobrimentos

Viana do Castelo troca feira medieval por Mercado dos Descobimentos no castelo e volta aos “hábitos e costumes daquele período da história de Portugal na Vianna da Foz do Lima”. De quinta a domingo.

Foto
Um momento da feira medieval de Viana Arménio Belo/CM Viana do Castelo

Mais de cem momentos de animação itinerante e 175 mercadores, artífices, artesãos e regatões vão recriar no Castelo Santiago da Barra, entre quinta-feira e domingo, 500 anos de história de Viana do Castelo, divulgou hoje a organização.

A cargo da VianaFestas, entidade que realiza as festas de Viana do Castelo, a iniciativa intitulada Mercado dos Descobrimentos realiza-se pela primeira vez, substituindo a Feira Medieval que até agora decorria nas principais artérias do centro histórico e que atraía centenas de pessoas à capital do Alto Minho.

O Castelo Santiago da Barra passa, a partir deste ano, a ser o epicentro das iniciativas que irão também estender à Praça da República e outras zonas da cidade.

Gaitas e sirigaitas, trovadores, bailias e folguedos, teatro de rua, queimada e esconjuro são alguns dos mais de 100 momentos de animação itinerante, a que se juntam 175 mercadores, artífices, artesãos e regatões, característicos da época dos Descobrimentos.

Foto
Um momento da feira medieval CM Viana do Castelo

O programa de quatro dias da primeira edição do Mercado dos Descobrimentos de Viana do Castelo "vai contar ainda com espaços de animação e convívio, com o objectivo de dar a conhecer ao público residente e visitantes hábitos e costumes característicos daquele período da história de Portugal na Vianna da Foz do Lima".

"Neste novo formato aliamos a história, a animação, a cultura e a gastronomia. Temos de conhecer para valorizar", destacou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, citado numa nota enviada às redacções.

Entre os vários momentos de música, teatro, danças e oficinas, "destaca-se o cortejo diário desde a Praça da República até ao Castelo de Santiago da Barra, sendo que no domingo o percurso será o inverso terminado com a leitura do Foral e a apresentação de todos os grupos participantes".

Outro dos momentos de destaque será a "Queimada e Esconjuro", promovida pelo Grupo Folclórico de Viana do Castelo, com oferta de bebida aos visitantes que adquiram o copo oficial do evento.

Foto
Um momento da feira medieval Cm Viana do Castelo

"Vamos recriar um ambiente que nos irá transportar para a Vianna da Foz do Lima, numa época em que o porto desta vila assumiu um papel importante com trocas comerciais, explorando assim a diversidade cultural e gastronómica. Num novo cenário, mas continuando a fazer uma ligação com o centro histórico da cidade", explicou Manuel Vitorino, que é também vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Na zona envolvente ao Castelo Santiago da Barra haverá animação permanente com o carrossel infantil, passeio a cavalo, torneios, acampamento militar e do povo e jogos infantis.

No primeiro dia, as portas do Castelo Santiago da Barra abrem das 20:00 até às 24:00. Na sexta-feira e sábado, o recinto funcionará entre as 11h e as 24h e, no domingo, o último dia, as portas abrem às 11:00 e o encerramento acontecerá às 21:00, mas na Praça da República. Mais informações no site da câmara.

Sugerir correcção
Comentar