Operação da PSP de fiscalização a bicicletas e trotinetes resulta em 24 multas

O objectivo era aumentar o conhecimento geral da sociedade sobre as “regras de circulação deste tipo de veículos” e reprimir os comportamentos de maior risco.

Foto
O Dia Mundial da Bicicleta celebrou-se a 3 de Junho Rui Gaudencio

A PSP multou 24 condutores de bicicletas e trotinetes durante os setes dias de uma operação realizada em todo o país e que fiscalizou as regras de circulação deste tipo de veículos, indicou esta sexta-feira a força policial.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública dá conta que no âmbito da operação "Mobilidade Activa em Segurança", que decorreu entre 30 de Maio e 5 de Junho, fiscalizou 1114 condutores, 723 dos quais de velocípedes, 340 de trotinetes e 51 outros veículos equiparados a velocípedes.

Durante esta fiscalização, acrescenta a PSP, foram registados 24 autos de contra-ordenação a condutores de bicicletas e trotinetes, nomeadamente por desrespeito do sinal vermelho do semáforo, posicionamento incorrecto da marcha, uso de telemóvel durante condução e utilização de auscultadores.

A PSP sublinha que a tendência de aumento da utilização de bicicletas e trotinetes "acarreta questões relativas à segurança rodoviária, uma vez que os seus condutores partilham as vias de circulação com os demais utentes, sejam peões ou outros veículos, nomeadamente motorizados".

A polícia refere que a operação, realizada na área de responsabilidade da PSP, nos centros urbanos, teve o objectivo "de intensificar a fiscalização dos condutores de velocípedes e trotinetes", contribuindo para "o esclarecimento geral da sociedade relativamente às regras de circulação deste tipo de veículos", sensibilização dos utilizadores e "repressão dos comportamentos de maior risco, potenciados de sinistralidade grave".

A operação enquadrou-se na celebração do Dia Mundial da Bicicleta, que se assinalou em 3 de Junho.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários