Papa Francisco deu entrada em hospital de Roma para realizar exames médicos

Papa Francisco regressa ao hospital de Gemelli para realizar um exame médico, depois da infecção respiratória em Março, que obrigou ao internamento de cinco dias.

Foto
Papa Francisco deu entrada num hospital de Roma esta terça-feira Reuters/GUGLIELMO MANGIAPANE
Ouça este artigo
--:--
--:--

O Papa Francisco deu entrada no hospital de Gemelli, em Roma para realizar um exame médico, avançaram esta terça-feira as agências ANSA e AGI, citando fontes próximas do Vaticano. Os media italianos avançam que Francisco deu entrada pelas 10h40 locais (9h40 de Portugal continental), foi encaminhado para o departamento especializado no tratamento de idosos, e saiu pelas 11h20 locais.

De acordo com a France24, o Papa Francisco não tem audiências agendadas para esta terça-feira, mas estará presente na habitual audiência geral de quarta-feira, aberta ao público, e na qual o pontífice fala aos fiéis em vários idiomas.

A Santa Sé ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas, contactado pelo periódico italiano la Repubblica, fontes do Vaticano confirmaram que os exames médicos estavam agendados.

O pontífice, de 86 anos, esteve internado durante cinco dias em Março, também em Gemelli, em resultado de uma infecção respiratória. No final de Maio, Francisco cancelou a agenda devido a uma febre.

Há 10 anos como líder da Santa Sé, o estado de saúde do Papa tem piorado nos últimos anos. Em Julho de 2021, uma diverticulite obrigou a uma operação para remover parte do cólon, condição que se deteriorou há alguns meses, admitiu Francisco.

Durante a adolescência, quando residia na Argentina, o pontífice foi intervencionado durante uma infecção respiratória, que obrigou a remover parte de um pulmão.

No sábado, o Vaticano anunciou uma visita à Mongólia, entre 31 de Agosto e 4 de Setembro, depois de o Papa Francisco marcar presença em Lisboa e na Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre 2 e 6 de Agosto.

Sugerir correcção
Comentar