Futuros reis da Jordânia já se casaram: quem foi convidado e o que vestiu a noiva?

O príncipe Hussein da Jordânia e a arquitecta saudita Rajwa Al Saif casaram-se nesta quinta-feira, em Amã. São os primeiros na linha de sucessão ao trono jordano.

celebridades,impar,casamento,moda,monarquia,jordania,
Fotogaleria
Rajwa e Hussein têm 29 e 28 anos, respectivamente Reuters/ALAA AL SUKHNI
celebridades,impar,casamento,moda,monarquia,jordania,
Fotogaleria
Os noivos assinaram a documentação do casamento Reuters/ROYAL HASHEMITE COURT
celebridades,impar,casamento,moda,monarquia,jordania,
Fotogaleria
Abdullah II e Rania a receberem os convidados Reuters/ROYAL HASHEMITE COURT,Reuters/ROYAL HASHEMITE COURT
Fotogaleria
Kate e William a chegarem Reuters/ROYAL HASHEMITE COURT
Fotogaleria
O noivo chega à cerimónia no Palácio de Zahran Reuters/ROYAL HASHEMITE COURT,Reuters/ROYAL HASHEMITE COURT
,Carro
Fotogaleria
A noiva a chegar Reuters/STRINGER
,carro antigo
Fotogaleria
A noiva chegou com a irmã do príncipe, Iman,A noiva chegou com a irmã do príncipe, Iman Reuters/STRINGER,Reuters/STRINGER,Reuters/STRINGER,Reuters/STRINGER
celebridades,impar,casamento,moda,monarquia,jordania,
Fotogaleria
A chegada à festa no Palácio de Al Husseiniya Reuters/ROYAL HASHEMITE COURT
Flor
Fotogaleria
O rei Abdullah e Hussein Reuters/ROYAL HASHEMITE COURT
,Noiva
Fotogaleria
Rajwa entrou acompanhada do irmão mais novo do marido, o príncipe Hashem Reuters/ROYAL HASHEMITE COURT
Fotogaleria
Os noivos no altar Reuters/ROYAL HASHEMITE COURT
Casamento
Fotogaleria
Um momento de cumplicidade entre os noivos Reuters/ROYAL HASHEMITE COURT
Casamento
Fotogaleria
A troca de alianças Reuters/ROYAL HASHEMITE COURT
,Noiva
Fotogaleria
William e Kate cumprimentam os noivos Reuters/ROYAL HASHEMITE COURT
,Vestido
Fotogaleria
Os noivos a saírem do Palácio de Zahran Reuters/ROYAL HASHEMITE COURT
Fotogaleria
A sala do casamento Reuters/ROYAL HASHEMITE COURT
Fotogaleria
Os noivos acenam à multidão Reuters/ROYAL HASHEMITE COURT
carro de luxo
Fotogaleria
O casal percorreu dez quilómetros do local da cerimónia ao da festa Reuters/STRINGER
Fotogaleria
A noiva é arquitecta Reuters/ALAA AL SUKHNI
,Veículo motorizado
Fotogaleria
O início do cortejo Reuters/ALAA AL SUKHNI
carro de luxo
Fotogaleria
O percurso foi acompanhado de uma grande operação militar Reuters/ALAA AL SUKHNI
Carro
Fotogaleria
Foram dez quilómetros pelas ruas de Amã Reuters/STRINGER
Fotogaleria
A família real jordana Reuters/ROYAL HASHEMITE COURT
Vestido de casamento
Fotogaleria
Os noivos e os pais a cumprimentar os convidados Reuters/ROYAL HASHEMITE COURT
Ouça este artigo
--:--
--:--

O príncipe Hussein da Jordânia e a princesa Rajwa Al Saif acabam de se casar. O filho do rei Abdullah II e da rainha Rania casou-se, nesta quinta-feira, com toda a pompa e circunstância no Palácio de Zahran em Amã, a capital. Perante a realeza de todo o mundo, os noivos celebraram o matrimónio em apenas poucos minutos. No centro das atenções esteve, claro, a noiva que usou Elie Saab.

O início dos festejos estava marcado para as 16h locais (14h em Lisboa) e foi a partir dessa hora que começaram a chegar os convidados, ainda que a noiva só tenha chegado pelas 17h. A cerimónia foi rápida e terminou com os noivos a assinarem os papéis do contrato de casamento, ladeados pelo rei Abdullah II.

Na assembleia, a realeza de todo o mundo aplaudia os noivos. Os reis eméritos Juan Carlos e Sofia estiveram presentes em representação de Felipe e Letizia de Espanha. Ele apoiado numa bengala, visivelmente abatido, acompanhado da mulher, numa das raras ocasiões em que têm surgido juntos nos últimos tempos — de recordar que Juan Carlos está a viver em Abu Dhabi e Sofia permanece em Espanha.

Na primeira fila, ao lado da mãe do noivo, a rainha Rania, e dos pais da noiva, Azza e Khaled Al Saif,​ sentaram-se Guilherme Alexandre e Máxima dos Países Baixos. Mais atrás, uma das presenças mais aguardadas da celebração: o príncipe William e Kate Middleton. A princesa de Gales destacou-se num romântico vestido em chiffon rosa assinado por Elie Saab. Além dos herdeiros do trono britânico, também esteve presente a princesa Beatrice, acompanhada do marido, Edoardo Mapelli Mozzila.

A ligação de Kate à Jordânia não é novidade. A princesa viveu lá alguns anos durante a infância, quando o pai trabalhava para a British Airways. Em 2021, William e a mulher levaram os três filhos a conhecer aquele país — cenário para o postal de Natal desse ano.

Não faltaram, ainda a princesa da Suécia, Victoria; os príncipes da Dinamarca, Frederik e Mary; o rei da Bélgica, Philippe; bem como os reis da Arábia Saudita (o país da noiva), do Butão, da Malásia, do Japão, e o emir do Qatar. Entre os convidados, ainda a primeira-dama norte-americana Jill Biden, que, tal como na coroação de Carlos III, não se fez acompanhar do marido.

Guilherme-Alexandre e Máxima dos Países Baixos ROYAL HASHEMITE COURT
Jill Biden ROYAL HASHEMITE COURT
Fotogaleria
Guilherme-Alexandre e Máxima dos Países Baixos ROYAL HASHEMITE COURT

Neste mesmo local casaram-se, há 30 anos, os pais de Hussein, Abdullah e Rania. A rainha foi uma das protagonistas do dia com uma criação de alta-costura Dior. Um vestido preto bordado a dourado no pescoço, nas costas e nos punhos — recatado, à semelhança de todas as convidadas, em sinal de respeito pela tradição islâmica.

Clássico, mas exuberante

E se há curiosidade sobre o que vestem as convidadas de um casamento, é na noiva que se centram todas as atenções. A arquitecta optou por um modelo assinado pelo criador libanês Elie Saab, dividido em duas partes — um corpo mais justo e uma volumosa saia amovível. Do corpo do vestido, em tecido drapeado, destaca-se o decote assimétrico, recatado, claro está, e completado com mangas simples compridas.

É a volumosa saia que traz um toque de exuberância, digno de uma princesa. A cauda, do mesmo tecido do vestido, é decorada com motivos florais também em branco. Apesar de, à primeira vista, parecerem meras flores, de acordo com a Vogue Arabia, tratam-se de estrelas de sete pontas, elemento presente na bandeira da Jordânia, e de palmeiras, a evocar a Arábia Saudita, país da noiva. Para finalizar, um comprido véu de tule e uma tiara de diamantes. Apesar da simplicidade do penteado escolhido, a princesa arrojou na maquilhagem, com um olhar marcado, algo pouco comum em casamentos reais.

Rajwa entrou no Palácio acompanhada do irmão mais novo do marido, o príncipe Hashem, e segurava um pequeno bouquet de flores brancas. No altar, o príncipe Hussein aguardava vestido no seu uniforme militar — é capitão da Forças Armadas jordanas. Por fim, sentados a lados, leram os seus votos e fizeram (discretas) juras de amor, antes de trocar as alianças.

Terminada a cerimónia, os futuros reis da Jordânia cumprimentaram os convidados, um a um. Depois, saltaram para um jipe, acompanhados de uma imensa operação militar, para cumprimentar a multidão que acorreu às ruas para os saudar, ao longo de dez quilómetros. Finalmente, chegaram no Palácio de Al Husseiniya, onde está a decorrer a festa e jantar. Lá foram recebidos com aplausos dos convidados. É mesmo dia de celebração para os hachemitas, os que descendem directamente do profeta Maomé.

Na fotogaleria acima, veja as imagens do casamento dos príncipes Hussein e Rajwa.

Sugerir correcção
Comentar