Consideração, fumo e respeito

Está em causa a desnormalização do fumo, assumida como exclusão dos fumadores dos espaços públicos. Mas não se pode querer em democracia a exclusão de alguns.

Ouça este artigo
--:--
--:--

Todos temos direito a igual consideração e respeito por parte de quem age e decide. É fácil a parte da preocupação, ou consideração. Basta que se atenda ao bem dos outros e não só ao bem próprio. Pelo menos em teoria é fácil. Se nos ficássemos pela consideração, seria quase sempre proibido fumar, porque fumar quase nunca faz bem a ninguém. A parte do respeito é difícil mesmo em teoria. É preciso aceitar os outros na sua individualidade, na sua capacidade de determinar o seu bem, na sua vontade, mesmo quando esta assenta no erro, no capricho ou no vício. Fernando Pessoa é que apanhou este traço da humanidade: sem a loucura, não se é mais do que uma besta sadia. E a saúde não é critério para se merecer respeito. Pessoa fumava, claro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários