Jornalistas que relataram o caso de Mahsa Amini julgadas como agentes estrangeiros

Julgamentos de Niloofar Hamedi e Elaheh Mohammadi realizados à porta fechada. Repórteres Sem Fronteiras denunciam “a farsa” e exigem libertação das duas que podem ser condenadas à morte.

Foto
Protesto pela morte da Mahsa Amini em Teerão WANA NEWS AGENCY/Reuters
Ouça este artigo
--:--
--:--

Um tribunal revolucionário iraniano começou esta terça-feira a julgar a jornalista Niloofar Hamedi, do diário Shargh, acusada de ser um agente estrangeiro, por esta ter sido a primeira a informar sobre o caso da jovem curda-iraniana Mahsa Amini, que morreu sob custódia policial, depois de ser detida por estar a usar mal o véu com que as mulheres têm obrigatoriamente de cobrir a cabeça quando estão em público.

O marido, Mohammad Hossein Ajorlou, escreveu no Twitter que a jornalista afirmou-se inocente de todas as acusações no julgamento, realizado à porta fechada, tendo enfatizado que “cumpriu o seu dever” como jornalista de acordo com a lei e que “não realizou nenhuma acção contra a segurança do Estado”.

A jornalista e o marido foram acusados pelo Ministério dos Serviços Secretos do Irão de serem agentes da CIA, os serviços secretos norte-americanos, em território iraniano. Niloofar Hamedi foi a primeira a difundir imagens de Amini desde o hospital, quando esta estava ainda em coma, mostrando imagens da jovem curda junto com a sua família.

Outra das jornalistas que desempenhou um papel importante para dar a conhecer o caso Amini, Elaheh Mohammadi, também acusada de ser uma agente estrangeira, começou a ser julgada na segunda-feira. A jornalista do diário Ham Mihan, escreveu uma reportagem do funeral de Amini.

A sua advogada, Shahab Mirlohi, adiantou esta terça-feira, citada pela Radio Farda, filial da Radio Liberty, que à defesa não lhe foi permitido intervir na audiência, também realizada à porta fechada.

A organização Repórteres Sem Fronteiras exigiu a libertação das duas jornalistas, que “enfrentam a possibilidade de pena de morte sem ter visto os seus advogados e sem ter acesso” à acusação. “Denunciamos esta farsa de justiça e exigimos a sua libertação”, escreveu a ONG no Twitter.

O Governo iraniano continua sob pressão devido às manifestações e protestos que se realizam no país desde a morte de Amini, no ano passado. E prendeu e condenou muitas pessoas pelo envolvimento nos protestos, inclusive tendo já executado algumas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários