Minicarros atraem centenas de alunos de engenharia ao Minho

O Festival Race Party, na Universidade do Minho, reúne minicarros projectados para corridas de alta velocidade. Nesta quarta-feira, das 12h às 16h30.

Foto
Dos modelos desenvolvidos, destacam-se o estilo dragster, um tipo de veículo leve com carroçaria aerodinâmica DR
Ouça este artigo
--:--
--:--

A Universidade do Minho, em Guimarães, recebe nesta quarta-feira o maior festival académico europeu de provas de minicarros personalizados. São esperados cerca de 300 alunos das universidades das cidades de Aveiro, Coimbra, Lisboa e Porto, e também da região do Minho. O evento, de entrada livre, decorre das 12h às 16h30 na nave principal do campus de Azurém.

Organizado pelo Departamento de Engenharia Mecânica e pelo Centro de Investigação em Microssistemas Electromecânicos da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, o Race Party é constituído por provas de design, rapidez e distância, e conta ainda com desafios surpresa para os participantes e prémios para os vencedores.

“Há eventos do género no Reino Unido, Alemanha ou França, mas mais localizados e sem a nossa dimensão, organização e experiência — esta é já a 9.ª edição”, frisa o coordenador Paulo Flores, citado em comunicado.

Os minicarros, que foram construídos neste semestre lectivo, “seguem os princípios da engenharia” e procuram “desempenhos óptimos” sem utilizar combustível ou bateria. Além disso, atentam a “soluções criativas, design inovador e preocupação ambiental”, pode ler-se ainda em nota de imprensa.

Dos modelos desenvolvidos, destacam-se o estilo dragster, um tipo de veículo leve com carroçaria aerodinâmica, projectado especificamente para corridas de alta velocidade, e ainda um estilo de minicarro construído com um bloco de madeira de pinho e quatro rodas de plástico. Este tipo de construção é baseado no Pinewood Derby, um evento anual de carros de madeira produzido pela Boy Scouts of America, destinado a grupos de crianças escuteiras.

Foto
Centenas de estudantes são atraídos pelo design, engenharia e velocidade dos carros em miniatura DR

O evento arranca com a prova de design às 12h10, seguindo-se a prova de rapidez às 12h30, em que cada minicarro dragster é accionado por uma mola, com o objectivo de percorrer cinco metros o mais rápido possível. Seguem-se a de distância (15h), na qual o vencedor é quem conseguir fazer chegar o veículo mais longe num só lançamento, e uma prova surpresa (15h30), “havendo 15 minutos para cada grupo ajustar a eficiência e performance” do seu minicarro. O último desafio do Race Party é às 16h, durante o qual os participantes vão ter uma “última tentativa” para “superar o desempenho dos minicarros vencedores”.

A iniciativa, que foi criada em 2015, é “comparável a eventos similares dos EUA e permite aos estudantes portugueses de Engenharia Mecânica e Engenharia do Produto desenvolverem protótipos físicos e virtuais com várias soluções, adequando a complexidade ao seu grau de conhecimento científico-tecnológico e à sua ligação a uma futura profissão”, realça ainda o coordenador Paulo Flores.

Este festival está inserido nas actividades da unidade curricular de Projecto Integrador Engenharia Mecânica II (do curso de Engenharia Mecânica).


Texto editado por Carla B. Ribeiro

Sugerir correcção
Comentar