A certidão de óbito da pandemia é manifestamente exagerada

Passaram mais de três anos e a Organização Mundial da Saúde decidiu terminar com o nível de alerta máximo para a covid-19. É o fim da pandemia? Que ensinamentos devemos retirar do que se passou?

Foto
Gonzalo Fuentes/REuters

A frase é citada e recitada de uma carta sarcástica de Mark Twain: “As notícias da minha morte são manifestamente exageradas.” Os rumores da morte do criador de Tom Sawyer e Huckleberry Finn eram, de facto, falsos, mas facilmente os transpomos para o tempo actual, em Maio de 2023: será a morte da pandemia manifestamente exagerada? Sim. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o fim da emergência global de saúde pública uma decisão política. Já a certidão de óbito da pandemia é algo mais complicado e pode demorar muito até que possa ser passada — não chegam intenções de “Morra a pandemia, morra! Pim!”, aludindo ao arrojado manifesto de Almada Negreiros. A pergunta difícil é: “Quando?”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários