Xi responde à “mentalidade obsoleta de Guerra Fria” do G7 com cimeira de “revitalização” da Ásia Central

Com o Ocidente e seus aliados reunidos no Japão, China anuncia “novo paradigma” na cooperação energética e securitária regional em cimeira com líderes de cinco antigas repúblicas soviéticas em Xi’an.

Foto
Presidente chinês recebeu líderes do Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Usbequistão em Xi'an Reuters/FLORENCE LO
Ouça este artigo
--:--
--:--

Os olhos de uma boa parte do mundo estão fixados em Hiroxima, no Japão, onde os chefes de governo dos países que compõem o G7 estão reunidos e unidos, numa só voz, na condenação da invasão russa da Ucrânia. Mas há uma outra cimeira em curso no continente asiático, cujas implicações securitárias, económicas e geopolíticas são igualmente relevantes no quadro da política de alianças que se tem vindo a construir e a acelerar com o prolongamento do conflito no território ucraniano.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários