Curtas sobre duas aldeias portuguesas premiadas na África do Sul

As curtas documentais Mãos na Terra e Provesende, uma Aldeia Vinhateira do Douro, ambas do projecto Rostos da Aldeia, arrecadaram os dois primeiros lugares na categoria Cultura e Património - Património Histórico dos ITFFA.

 

Rostos da Aldeia
Fotogaleria
Rostos da Aldeia

O projecto Rostos da Aldeia conquistou dois prémios no ITFFA - International Tourism Film Festival Africa, que decorreu no início deste mês na Cidade do Cabo, na África do Sul, com as curtas Mãos na Terra e Provesende, uma Aldeia Vinhateira do Douro.

As duas curtas documentais arrecadaram o primeiro e segundo prémios na categoria Cultura e Património - Património Histórico, tendo-se destacado entre 378 filmes em competição, provenientes de 59 países.

Ouro ("Gold Award") para Mãos na Terra, sobre a aldeia de São Pedro do Corval, com as suas mais de duas dezenas de olarias e a "magia do barro" que conquista pessoas que vieram de longe. Prata ("Silver Award") para Provesende, uma Aldeia Vinhateira do Douro, filme que conta a história de Provesende, no concelho de Sabrosa, e cuja história "ajuda a contar a história de todo o Douro vinhateiro".

"Não vale a pena tentar esconder o entusiasmo nem medir as palavras: estamos muito felizes", escreveu na página de Facebook a equipa Rostos da Aldeia composta por Luísa Pinto, jornalista (com longa carreira ligada ao jornal PÚBLICO), Filipe Morato Gomes, blogger, e Tiago Cerveira, videógrafo. "Porque estamos a levar a nossa cultura, a nossa paisagem, o nosso património e as nossas gentes além-fronteiras. Não há maior prémio do que esse."

O PÚBLICO tem uma parceria com o projecto, com o podcast semanal dos Rostos da Aldeia a integrar a plataforma do jornal.

Rostos da Aldeia
Rostos da Aldeia
Rostos da Aldeia,Rostos da Aldeia
Rostos da Aldeia
Rostos da Aldeia
Rostos da Aldeia
Rostos da Aldeia
Rostos da Aldeia
Rostos da Aldeia
Rostos da Aldeia
Rostos da Aldeia
Rostos da Aldeia