Lucro trimestral da Galp Energia sobe 62% e soma 250 milhões

Os preços do petróleo continuam a impulsionar os resultados da Galp, que “reflectem um forte desempenho operacional”, segundo a petrolífera.

Foto
A Galp apresentou resultados do primeiro trimestre esta sexta-feira Rui Gaudencio
Ouça este artigo
00:00
02:15

A Galp Energia lucrou 250 milhões de euros no primeiro trimestre de 2023, 62% mais que os 155 milhões de euros realizados no período homólogo e ligeiramente abaixo dos 273 milhões do trimestre anterior.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a petrolífera refere que o resultado líquido do trimestre numa base ajustada de modo a excluir eventos não recorrentes “reflecte impostos de 389 milhões de euros”.

Neste montante incluem-se provisões de 14 milhões de euros relativas à taxa temporária brasileira sobre as exportações de petróleo e de 46 milhões de euros da windfall tax, aplicada aos chamados “lucros excessivos”.

“Os resultados da Galp no primeiro trimestre reflectem um forte desempenho operacional, nomeadamente no [segmento] industrial & midstream e nas actividades comerciais”, anunciou a empresa presidida por Filipe Silva.

Entre Janeiro e Março, “a geração de free cash flow foi robusta, de 352 milhões de euros, permitindo uma redução da dívida líquida no período em 214 milhões de euros”, para um total de 1,3 mil milhões de euros, destacou a petrolífera.

O resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) da Galp recuou 1%, para 864 milhões de euros, dos quais quase dois terços (548 milhões de euros) resultantes da produção de petróleo e gás, embora já sem o contributo da operação angolana, cuja venda a Galp anunciou em Fevereiro.

O EBITDA da actividade de refinação foi de 235 milhões de euros, o da área comercial atingiu 71 milhões de euros e as energias renováveis representaram cerca de 4% do total (35 milhões de euros).

A empresa faz notar que a actividade comercial beneficiou particularmente da recuperação das vendas de combustível ao sector da aviação, cujos volumes “já estão perto dos níveis pré-pandemia”.

A produção diária de petróleo atingiu os 120 mil barris, com um custo de produção a rondar os três dólares por barril.

Enquanto isso, a margem de refinação da Galp na refinaria de Sines subiu dos 13,5 dólares por barril no final de 2022 para 14,3 dólares até Março, praticamente o triplo dos 4,8 dólares registados em Março do ano passado.

Sugerir correcção
Ler 13 comentários