Comic Con Portugal não acontece este ano, só em Março de 2024 — voltando a Matosinhos

Por uma questão de calendários, era “extremamente difícil fazer este ano a Comic Con Portugal”, justificou o director executivo do evento, que diz que o investimento para 2024 “é incalculável”.

Foto
A marca Comic Con é um dos grandes eventos de cultura pop do mundo NIC BOTHMA/Reuters

A décima edição da Comic Con Portugal vai acontecer entre 21 e 24 de Março de 2024, na Exponor, em Matosinhos, sem que o evento se realize este ano.

Em 2024, a Comic Con Portugal ocupará todo o espaço da Exponor, "numa área coberta de 60 mil metros quadrados e uma área total de 200 mil metros quadrados", anunciou esta quinta-feira José Luís Machado, director de marketing do evento, numa conferência de imprensa no Batalha Centro de Cinema, no Porto. "Vamos construir um novo pavilhão, mais estacionamento", disse, por seu turno, Paulo Rocha Cardoso, director executivo da Comic Con Portugal.

Toda a área vai abranger um circuito de mobilidade que será trabalhado com os municípios do Porto, de Matosinhos e de Vila Nova de Gaia, acrescentou o responsável, antes de afirmar que era "extremamente difícil fazer este ano a Comic Con Portugal".

"A escolha das datas não é arbitrária. Temos de ver os hiatos que acontecem na indústria, porque de Maio a Setembro a indústria está toda parada", explicou Paulo Rocha Cardoso, referindo que a data tem de fazer sentido também com outras Comic Con mundiais, como a do Brasil, para avaliar as possibilidades de trazer artistas e marcas.

Questionado pelos jornalistas sobre o investimento para a Comic Con Portugal 2024, Paulo Rocha Cardoso afirmou que "é incalculável". "Temos todos os anos um grande investimento. São centenas de pessoas que trabalham incansavelmente. O valor não é o importante, o importante são os parceiros e criar um evento a nível internacional. Tentamos, acima de tudo, criar o melhor evento possível", disse.

Já José Luís Machado lembrou o começo do evento em solo português: "Durante quatro anos estivemos em Matosinhos com muitas emoções, mas a exigência da indústria para um evento a uma maior escala obrigou-nos a rumar para Oeiras, para atrair marcas internacionais."

A pandemia levou a organização a adaptar a Comic Con, com um auditório digital, entrevistas com talentos nacionais e internacionais, e antestreias de filmes. Em 2021, a Comic Con Portugal foi forçada pelos constrangimentos da covid-19 a mudar as datas do evento, que passou para Dezembro em Lisboa, na Altice Arena, onde voltou a acontecer em 2022.

Sugerir correcção
Comentar