Sombras Brancas, uma “alegoria biográfica” de José Cardoso Pires

Fernando Vendrell realizou Sombras Brancas a partir de De Profundis, Valsa Lenta, de José Cardoso Pires. Uma adaptação não canónica a partir de uma experiência-limite.

Foto
Rui Morisson interpretando José Cardoso Pires numa cena do filme

Há sempre um lado prosaico na forma como as ideias surgem, lembra Fernando Vendrell ao Ípsilon, a propósito da estreia nas salas de cinema esta semana da longa-metragem Sombras Brancas. Foi numa conversa entre amigos, sobre possibilidades de adaptação de obras literárias, que o cineasta reagiu com “uma boutade de realizador”. Declarou que havia uma obra que seria extraordinária de adaptar: o livro De Profundis, Valsa Lenta, em que o escritor José Cardoso Pires (1925-1998) narra a sua experiência de doente que sofreu um acidente vascular cerebral e recuperou.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários