Reitores exigem 60 milhões para responder a “ruptura” orçamental nas universidades

Dotação do Estado para 2023 não teve em conta a inflação. No final do ano, vai haver instituições com “dificuldades para pagar salários”, avisa o presidente do CRUP.

Foto
Orçamento de 2023 do ensino superior foi calculado com base numa previsão de inflação cinco pontos inferior à realidade, diz presidente do CRUP Paulo Pimenta

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) vai exigir ao Governo um reforço de cerca de 60 milhões de euros nas verbas transferidas para as instituições de ensino superior, de modo a fazer face ao impacto da inflação, cujo valor real não foi tido em conta no momento de preparação do Orçamento do Estado (OE) de 2023. Já há instituições “em situação de ruptura” e quem já saiba que vai ter “dificuldades em pagar salários” na fase final deste ano, se não houver mais dinheiro, afirma o presidente daquele organismo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 14 comentários