Natália Correia, que figura?

Como contar a vida de quem parece ter sido tudo e o seu contrário, alguém que desafiou e provocou? Tentativa e erro até acertar passo com Natália: O Dever de Deslumbrar, por Filipa Martins.

Foto
Natália Correia Cortesia Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Em 1992, a jornalista e crítica literária Tereza Coelho descrevia o último romance de Natália Correia, As Núpcias, como “desconcertante” e de “difícil consenso”. As expressões, não coincidentemente, ajustam-se à sua autora. A obra que Natália deixou, sem ser obviamente biográfica, reflecte não apenas a pulsão vital da escritora, mas segue a par dos acontecimentos mais marcantes da sua existência individual e colectiva, como um reflexo apaixonado da sua leitura do mundo e do modo como se posicionava em relação a ele. Nunca linear, nem previsível.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários