Mary Quant (1930-2023), a designer que tornou a moda amiga das mulheres

Não gostava que lhe imputassem a criação da minissaia, mas sabia que tinha sido “uma forma de rebelião”. Mary Quant, que soube criar para a sua própria geração, morreu aos 93 anos.

Foto
Ao Guardian, em 2016, Mary Quant deixou um desejo: que no seu funeral se tocasse We’ll meet again Diana Quintela/Arquivo

A invenção da minissaia é amiúde atribuída a Mary Quant, que morreu, nesta quinta-feira, aos 93 anos. A história, porém, não é clara e há outros nomes a disputarem a primeira ideia de uma saia alguns centímetros acima do joelho (para Quant, a bainha deveria ficar pela coxa e a não menos do que dez centímetros abaixo do rabo), como o estilista francês André Courrèges. Para a designer britânica isso nunca foi um problema. Afinal, costumava dizer: “Não fui eu ou Courrèges quem inventou a minissaia; foram as raparigas na rua que a inventaram.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários