Há um ano preso na Polónia, Pablo González continua a negar ser um espião russo

O repórter espanhol cobria a chegada de refugiados ucranianos quando os serviços secretos polacos o detiveram por suspeitas de que servia Moscovo. Está preso sem acusação há mais de um ano.

Foto
O jornalista Pablo González Juan Teixeira/IPS/#FreePabloGonzález

A 4 de Fevereiro de 2022, Pablo González esperava para entrar em directo no canal de televisão La Sexta. Há um mês que era correspondente da estação no Donbass, mas levava oito anos — desde a revolta da Praça Maidan, em 2013 — a cobrir o conflito entre nacionalistas ucranianos e separatistas pró-russos. Para contextualizar o ambiente bélico que então se vivia, elegeu como pano de fundo um grupo de militares ucranianos em exercícios. O sinal de entrada em directo tardava e os soldados começaram a desconfiar daquele homem, há 45 minutos especado em frente a uma câmara, debaixo de neve. Inspeccionaram-lhe o telemóvel e fotografaram-lhe a identificação. Horas depois, recebia um telefonema: devia comparecer nas instalações dos serviços de inteligência ucranianos o mais rápido possível.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 19 comentários