Os textos do ChatGPT conseguem influenciar as nossas decisões

Estudo mostra que as declarações do ChatGPT sobre um dilema moral podem definir a nossa posição – e sem nos apercebermos. Investigadores alertam para necessidade de mais literacia digital.

Foto
Participantes no estudo terão sido influenciados pelas declarações do ChatGPT num dilema ético DADO RUVIC/REUTERS

É um dilema clássico, com o qual possivelmente já se terá cruzado: “É correcto sacrificar uma pessoa para salvar outras cinco pessoas?” A filosofia e a ética debruçam-se sobre esta premissa com frequência. Mas a inteligência artificial também. Mais concretamente, o próprio ChatGPT deu uma resposta. Sempre com muitas reservas, umas vezes referia que “é importante salvar o máximo de vidas possível”, noutras que “nunca é correcto sacrificar a vida de uma pessoa para salvar outras cinco”. Mais: quando os humanos lêem a resposta do ChatGPT, são influenciados por ele e tendem a ter a mesma opinião e argumentação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários