A Chorona: o lamento da história

Não é bem um filme de terror, nem é bem um filme de autor, e é essa indefinição que ganha nesta pequena surpresa assinada pelo guatemalteco Jayro Bustamante.

Foto
A Chorona, de Jayro Bustamante, é um filme inteligente e recomendável DR

Há tanto filme a debater-se por ganhar espaço que não é surpreendente que um objecto tão interessante como A Chorona se perca algures pelo meio: estreado na paralela Giornate degli Autori de Veneza em 2019, a terceira longa do guatemalteco Jayro Bustamante passara em Portugal no MOTELX antes de aparecer agora em sala e na plataforma de streaming dedicada ao cinema de género Filmtwist. E não é surpreendente porque A Chorona não encaixa precisamente em nenhuma das caixas onde se quiser metê-lo: é um “filme de autor” de uma cinematografia rara que mergulha a fundo na história da Guatemala, mas é também um filme de género no limiar do terror e do thriller político, propositadamente difuso e altamente definido.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar