Stadler e Salvador Caetano vão fabricar comboios em Ovar

Aliança entre as duas empresas tem como objectivo produzir 177 comboios para a CP. Plano inclui também uma oficina de manutenção em Guifões, em Matosinhos.

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Stadler tem vários comboios seus a circular pelos carris de Portugal ADRIANO MIRANDA (arquivo)

O grupo industrial português Salvador Caetano e o fabricante suíço de equipamento ferroviário Stadler assinaram nesta quarta-feira um acordo para o desenvolvimento de um projecto industrial conjunto para o fabrico de comboios em Ovar.

“O principal objectivo do futuro investimento é a produção, entre outros, dos 117 comboios, que estão previstos no âmbito de um concurso público que a Comboios de Portugal (CP) lançou em 2021”, refere um comunicado conjunto da Salvador Caetano e da Stadler.

A este investimento vai juntar-se a construção de uma oficina de manutenção em Guifões, Matosinhos, no distrito do Porto.

As duas empresas assumem interesses mútuos na mobilidade e dizem estar “unidos por uma visão empresarial orientada para a qualidade, excelência, inovação e sustentabilidade”.

As empresas consideram que a indústria ferroviária é um das que apresentam “melhor perspectiva a longo prazo” na mobilidade e que é fundamental para atingir os objectivos de descarbonização estabelecidos pela União Europeia.

“O acordo vai dar um impulso considerável à indústria ferroviária portuguesa, que actualmente não dispõe de nenhuma fábrica de comboios, acelerando a participação de empresas portuguesas no fornecimento de componentes de outros sectores industriais”, detalham.

Já a Stadler vê, assim, uma forma de consolidar a presença em Portugal.

Em Novembro de 2020, a CP e a Stadler assinaram um contrato para projectar e construir 22 comboios regionais de modelo FLIRT, incluindo dez carruagens eléctricas, 12 unidades bimodais, serviço de manutenção por um mínimo de quatro anos, assim como a prestação de serviços de formação.

Mais tarde, em Maio de 2021, o Metropolitano de Lisboa adquiriu 14 metros de três carruagens à empresa suíça, numa encomenda que também incluía manutenção preventiva e correctiva de todo o equipamento durante os primeiros três anos do projecto, bem como o fornecimento de peças sobressalentes e de peças para a frota por mais dois anos.

Em Novembro desse ano, assinou ainda um contrato com o operador ferroviário de carga Medway para a compra de 16 locomotivas eléctricas e de dupla voltagem interoperáveis EURO 6000.

“Estou convencido que a aliança com uma das mais importantes empresas em Portugal melhora substancialmente a nossa proposta para o fornecimento de novos comboios à CP”, defendeu o presidente da Stadler, Peter Spuhler, que considerou que a parceria é “um grande passo para revitalizar a indústria ferroviária portuguesa”.

Já o presidente executivo da Salvador Caetano, Miguel Ramos, considerou que o acordo é “uma oportunidade para o grupo contribuir de forma determinante para a renovação e requalificação da indústria ferroviária” no país.

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