Vice do PSD lamenta que se deixem “fugir os melhores” quadros partidários

Pinto Luz lamenta a saída de Batista Leite e Moreira da Silva. “A política exige muito, por vezes demasiado, e paga mal” quando comparado com o privado ou certas organizações, escreveu no Twitter.

Foto
Miguel Pinto Luz, vice-presidente do PSD Anna Costa

O vice-presidente do PSD Miguel Pinto Luz endereçou esta segunda-feira sucesso a Baptista Leite e Moreira da Silva, que "saíram para funções altamente prestigiantes", e lamentou que se deixem "fugir os melhores" quadros partidários.

"Mérito de uma capacidade de trabalho ímpar bem como de coragem e capacidade de inovar. Aos meus companheiros Ricardo Leite e Jorge Moreira da Silva desejo-vos muito sucesso e votos de um regresso breve, porque o PSD e Portugal ainda precisam muito da vossa competência", escreveu o vice-presidente do PSD, numa publicação no Twitter.

Ricardo Baptista Leite vai assumir funções numa empresa que faz investigação em inteligência artificial na área da Saúde, em Genebra, e Jorge Moreira da Silva foi nomeado subsecretário-geral da ONU.

Miguel Pinto Luz afirmou que, quando se diz que os partidos e as juventudes partidárias "são incapazes de promover o culto da meritocracia", pensa nas "largas dezenas de quadros partidários" que "todos os anos abraçam projectos profissionais longe da política".

Para o dirigente social-democrata, a "política exige muito, por vezes demasiado, e paga mal quando comparado com funções análogas, quer no privado, quer em funções em organizações internacionais".

"Deixamos assim fugir os melhores. Acontece desta forma desde há muito tempo mas quer-me parecer que nos últimos tempos tem-se intensificado este movimento", disse, sinalizando os dois casos recentes de quadros do partido "que saíram para funções altamente prestigiantes".

O ex-presidente do PSD Rui Rio recorreu à mesma rede social para elogiar a decisão "compreensível e inteligente" do deputado social-democrata Ricardo Baptista Leite de suspender o mandato para dirigir uma organização ligada à saúde. "Tem qualidade mais do que suficiente para, a tempo e horas, retomar um caminho que lhe permite nunca ficar dependente da política; nunca perder a sua liberdade, nem necessitar de vender a alma ao diabo, como tantas vezes se vê", escreveu Rui Rio no Twitter.

O primeiro vice-presidente da bancada do PSD, Ricardo Baptista Leite, vai suspender o mandato de deputado em Maio para dirigir uma organização internacional que promove investigação em Inteligência Artificial e digitalização para a saúde.

Em comunicado, refere-se que o deputado - no parlamento desde 2011 - irá assumir funções de director-executivo na I-DAIR, sedeada em Genebra, a 22 de Maio e suspenderá o mandato no parlamento a partir de dia 17 de Maio, mantendo-se como vereador da oposição sem pelouros, na Câmara Municipal de Sintra.

O ex-ministro português Jorge Moreira da Silva é o novo director executivo do Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projectos (UNOPS), substituindo o dinamarquês Jens Wandel.

O UNOPS é um órgão operacional das Nações Unidas, cujo objectivo é ajudar diferentes parceiros a implementar projectos de ajuda humanitária, desenvolvimento e construção da paz, nos contextos mais complexos do mundo, mediante práticas sustentáveis.

Notícia actualizada às 20h com o comentário de Rui Rio.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários