Norte e Madeira estão no top 3 de regiões que mais progrediram na competitividade na UE

Quase ninguém evoluiu mais, entre 2016 e 2022, do que Norte e Madeira. No entanto, as sete regiões do país continuam mal posicionadas. E o fosso entre Lisboa e o resto é dos maiores na Europa.

Foto
A região Norte apresenta mesmo a segunda melhor evolução no período 2016-22 Paulo Pimenta

A Área Metropolitana de Lisboa (AML) é a única região NUT-2 do país que está acima da média europeia no Índice de Competitividade Regional divulgado na semana passada (relatório completo disponível aqui, em inglês). O fosso para as restantes é um dos maiores da Europa e no geral o retrato do país é pouco favorável. Mas olhando para a evolução nos últimos seis anos, também se encontram boas notícias. As regiões Norte e Madeira foram duas das que mais evoluíram, entre 2016 e 2022, de entre as 234 regiões de nível NUT-2 existentes na União Europeia (UE).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários