EDP desce preços do gás entre quatro e 33 euros a partir de Abril

Descida média de 20% aplica-se a todos os clientes do segmento residencial, que viram os preços subir em Outubro.

Foto
Em Outubro, o tarifário da EDP subiu em média 30 euros ADRIANO MIRANDA/PUBLICO

A EDP Comercial está a comunicar aos seus clientes domésticos descidas nos preços do gás natural a partir de 1 de Abril, o próximo sábado. Em causa está uma descida média dos preços na ordem dos 20%, que representará um decréscimo na factura entre os quatro e os 33 euros, adiantou ao PÚBLICO fonte oficial da empresa.

“Apesar de o contexto de mercado ainda não ter estabilizado, a EDP Comercial considera ter condições para baixar a sua componente de preço aplicável ao consumo de energia”, frisa a comercializadora do grupo EDP.

Outras componentes do preço, relacionadas com o termo fixo, mantêm-se inalteradas. Com a redução que entra em vigor no próximo sábado, a empresa diz cumprir o compromisso de “melhorar as condições” oferecidas aos clientes “assim que o contexto o permitisse”.

A subida de preços na ordem dos 30 euros aplicada em Outubro pela EDP Comercial aos seus 650 mil clientes (cerca de metade dos clientes totais de gás no segmento doméstico) foi um dos motivos que precipitou a decisão do Governo de mudar a lei e permitir o regresso dos clientes residenciais e dos pequenos negócios ao mercado regulado, abastecido pelo grupo Galp através de contratos de longo prazo com a Nigéria.

Essa alteração legislativa traduziu-se em perdas de clientes para a EDP, que, no relatório e contas de 2022, deu nota de menos 99 mil clientes de gás no mercado liberalizado no ano passado.

Já no mercado regulado, a EDP Gás, que tem concessão em vários municípios do Norte do país, recebeu mais 45 mil clientes, para um total de 77 mil no final do ano.

Sugerir correcção
Comentar