Infografia
Miniflorestas: 15 espécies e o seu lugar ideal em Portugal
O projecto de uma minifloresta pode nascer em qualquer lugar, mas há espécies que se adaptam melhor a algumas regiões do que outras. Quais? Onde? Eis o mapa de algumas das plantas autóctones nas florestas de Portugal continental.
O Azul juntou-se a um grupo de especialistas do projecto MiniFlorestas para MegaAprendizagens que criou um “guia de livre acesso que compila os passos fundamentais, os recursos e as ferramentas necessárias para a criação de uma minifloresta”. Esta infografia representa uma forma simplificada de observar as diferentes zonas climáticas de Portugal continental e as suas espécies, pretendendo servir de base e apoio à construção de miniflorestas.
É importante realçar que a presença destas espécies em cada região, sugerida nesta infografia, está dependente de alguns factores como, por exemplo, o tipo de solo. Por outro lado, convém lembrar que existem muitas outras plantas nativas destas zonas - algumas até específicas de determinada região, por isso, a lista de espécies a levar para uma minifloresta pode crescer e ir além do que mostramos neste mapa. Mas aqui ficam algumas pistas.
Herbáceo

Estrato rasteiro dos 0m aos 1,5 m de altura, constituído por plantas de ciclo de vida longo (perenes) e curto (anuais), cuja densidade da plantação deve ser cerca de 10% e complementado com sementeira directa.





Morango-silvestre Fragaria vesca subsp. vesca
Outras espécies
Camarinha
Corema album
Lameirinha
Erica ciliaris
Hipericão-do-Gerês
Hypericum androsaemum
Rosa-albardeira
Paeonia broteri
Rabo-de-raposa
Stachys arvensis


Arrudão Ruta angustifolia
Outras espécies
Codesso-de-flores-grandes
Adenocarpus telonensis
Morango-silvestre
Fragaria vesca subsp. vesca
Jacinto-dos-campos