Direito de resposta: “Mais sobreiros sacrificados para a instalação de uma central fotovoltaica”

Direito de resposta: “Mais sobreiros sacrificados para a instalação de uma central fotovoltaica” publicada na edição online no dia 17 de Março de 2023.

Foto
DR

O abate dos “sobreiros sacrificados”, conforme título da notícia, foi devidamente autorizado pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, conforme autorização sob a referência S-003546/2023, processo n.º P-030208/2022, datada de 24.01.2023.

Mais se informa tratar-se de árvores isoladas, identificadas durante o processo de desmatação e preparação do terreno. Nenhuma das manchas identificadas na fase de aprovação do Estudo de Impacte Ambiental foi afetada, tendo sido cumpridos, na íntegra, os requisitos da DIA – Declaração de Impacte Ambiental.

A ENIPT Construction, responsável pela obra de construção da central fotovoltaica, pauta-se por critérios ambientais rigorosos e pelo estrito cumprimento da lei e autorizações recebidas. Acrescente-se que esta central fotovoltaica dará um contributo significativo para a redução dos gases de efeito estufa, para a redução da produção de energia a partir de combustíveis fósseis e consequente redução das importações destes combustíveis, contribuindo ainda para a redução dos preços de energia, melhoria do ambiente e do processo de transição energética.

Lamenta-se que a notícia do Público ignore a mencionada autorização recebida do ICNF, não tendo dado oportunidade de contraditório à ENIPT Construction, veiculando apenas os impactos negativos equacionados na DIA, olvidando os muitos impactos positivos que levaram à sua aprovação ambiental.

Marino Maduro, Chief Finance Officer – Portugal da ENIPT Construction.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários