Festival de caminhadas em Alijó celebra paisagem, gastronomia e vinho do Porto

O Festival de Percursos Pedestres regressa a Alijó de 25 a 26 de Março com três trilhos guiados pela gastronomia local, o vinho do Porto e, claro, as paisagens da região.

natureza,passeios,alijo,douro,fugas,turismo,
Fotogaleria
Miradouro de Casal de Loivos CM Alijó
natureza,passeios,alijo,douro,fugas,turismo,
Fotogaleria
Miradouro de Casal de Loivos CM Alijó
natureza,passeios,alijo,douro,fugas,turismo,
Fotogaleria
Festival de Percursos Pedestres de Alijó: pelo Trilho de Alto do Pópulo – Perafita CM Alijó

Lançado no ano passado, o Festival de Percursos Pedestres está de regresso a Alijó no último fim-de-semana de Março. Entre os dias 25 e 26, estão programados três trilhos guiados por profissionais dedicados a “celebrar a paisagem, a gastronomia e o vinho do Porto”, anuncia a organização em comunicado.

Em destaque nesta segunda edição está o passeio pelo Trilho de Casal de Loivos, Vilarinho de Cotos e Vale de Mendiz (PR19 ALJ), durante o qual será possível “caminhar por uma das paisagens mais deslumbrantes da região” e “desfrutar de um dos mais belos miradouros da região do Douro, com vista sobre a vila do Pinhão”.

Integrado na região do Alto Douro Vinhateiro, classificada como Património Mundial pela UNESCO, o percurso de 12,8km – e partida de Vale Mendiz às 9h de domingo – promete dar a descobrir “mais sobre o vinho do Porto, um dos ex-líbris da região”.

No sábado, o festival arranca com uma caminhada no Trilho de Alto do Pópulo – Perafita (PR7 ALJ), num percurso que “acompanha inicialmente o traçado da via romana de Tresminas-Vesúvio” e que “passa na proximidade de seis das oito mamoas que constituem a Necrópole Megalítica do Alto das Madorras”, entre outros pontos de interesse, lê-se no folheto do trilho, com 11,5km.

Durante a tarde, há passeio guiado pelo Trilho da Vila Verde – Forno dos Mouros, com 4,9 km, que arranca naquela aldeia para entrar por zonas de campos de cultivo, visitar o lugar do Forno dos Mouros e o Castro da Cerca, enquadrado pelas Serras de Falperra e Padrela.

“Todos os percursos pedestres atravessam vários pontos de interesse turístico e paisagístico, como miradouro, património arqueológico, caminhos ancestrais, igrejas e capelas”, acrescenta a organização em comunicado.

A inscrição nas caminhadas inclui ainda almoço-convívio com iguarias regionais (feijocas no sábado, e milhos com rojões no domingo), além de um t-shirt do evento, cantil, reforço alimentar ao longo do percurso e seguro contra acidentes pessoais. Depois do almoço, a programação inclui ainda um “apontamento musical” em cada dia.

Foto
No sábado, há passeio pelo Trilho de Vila Verde - Forno dos Mouros CM Alijó

Para participar, é necessário inscrever-se nas Lojas Interactivas de Turismo de Alijó ou do Pinhão, ou através da página oficial do Turismo de Alijó, onde está disponível o programa completo. A inscrição apenas num dos dias custa 10€; o fim-de-semana completo é 15€. As crianças dos seis aos 12 anos têm “50% de desconto”.

Com o Festival de Percursos Pedestres, o município de Alijó pretende fazer “uma forte aposta” na “valorização de um dos produtos turísticos mais procurados pelos amantes da natureza, da paisagem e do património”.

Todos os trilhos estão “devidamente homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal” e integram uma rede de percursos pedestres no concelho que se estende “ao longo de mais de 200 quilómetros”.

Sugerir correcção
Comentar