Podcast Azul. O que precisamos para salvar as abelhas (e os agricultores)

Neste episódio, ouvimos a eurodeputada Isabel Carvalhais sobre as abelhas e outros polinizadores que suportam o nosso sistema alimentar. Siga o podcast do Azul nas aplicações habituais.

Não é de hoje que ouvimos que é preciso “salvar as abelhas”, que, em conjunto com outros polinizadores, são essenciais para garantir a saúde dos nossos ecossistemas.

Em Janeiro, o Parlamento Europeu ouviu um conjunto de cidadãos que entregou uma Iniciativa de Cidadania Europeia para “Salvar as abelhas e os agricultores! Rumo a uma agricultura amiga das abelhas para um ambiente sustentável”, uma “megapetição” que recolheu mais de um milhão de assinaturas válidas.

Neste episódio do podcast Azul, ouvimos a eurodeputada socialista Isabel Carvalhais, que faz parte da comissão de agricultura no Parlamento Europeu, sobre o que preocupa estes cidadãos e de que forma este alerta se cruza com as preocupações da União Europeia patentes no Pacto Ecológico Europeu.

De que tipo de medidas precisamos? O que está a Comissão Europeia a fazer? Os pesticidas e fertilizantes que afectam os polinizadores garantem também a produtividade agrícola, algo que a União Europeia não quer perder.

Foto
A eurodeputada socialista Isabel Carvalhais Mathieu CUGNOT / Parlamento Europeu

Há espaço para mudanças com a ajuda da inovação científica, acredita a eurodeputada, que sublinha que é preciso que essa transição aconteça sem esquecer a inclusão social. Teremos que repensar a nossa visão de sociedade para que a sustentabilidade esteja no centro?

Deixamos ainda uma sugestão para explorar no site do Azul:


No podcast Azul, falamos de assuntos complexos de forma simples, do clima à biodiversidade, da atmosfera aos oceanos, dos glaciares à poluição, da energia à sustentabilidade.

Siga o podcast Azul no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outras aplicações para podcasts.

Conheça os podcasts da Rede PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um e-mail para podcasts@publico.pt.

Sugerir correcção
Comentar