Tarifas reguladas da electricidade descem 3% a partir de Abril

Família de quatro pessoas com factura média de 92,43 euros vai pagar menos 2,83 euros.

Foto
Tarifa da energia no mercado regulado da electricidade vai ser actualizada Reuters/PASCAL ROSSIGNOL

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) vai actualizar o preço da tarifa de energia no mercado regulado da electricidade. Com esta revisão, os consumidores podem esperar “uma redução de aproximadamente 3% na factura média mensal de electricidade” a partir de 1 de Abril.

A entidade liderada por Pedro Verdelho recordou nesta quarta-feira que monitoriza trimestralmente “a adequação da tarifa de energia do mercado regulado, face aos custos de aquisição considerados para o Comercializador de Último Recurso (CUR)”.

Na prática, a ERSE confirma se os preços que estão a ser cobrados aos consumidores pela energia que consomem estão em linha com os custos que o fornecedor do mercado regulado tem com a aquisição dessa energia.

“Verificando-se um desvio [para cima ou para baixo] de 10 euros por MWh [megawatt hora] relativamente ao custo de aquisição inicialmente previsto, a tarifa de energia é actualizada [para cima ou para baixo] em 5 euros por MWh”, detalha a entidade reguladora.

Tendo sido identificado um “desvio de -73,04 euros por MWh face à previsão implícita nos preços da tarifa de energia em vigor até Março”, a ERSE procede à revisão em baixa do preço regulado, com efeitos a partir de 1 de Abril de 2023.

“O impacte estimado desta actualização no mercado regulado, para as tipologias mais representativas de clientes, é de, aproximadamente, -3% no total da factura de electricidade (incluindo taxas e impostos)” para os cerca de 988 mil clientes do mercado regulado.

Nos cálculos da ERSE, um “casal sem filhos [potência 3,45 kVA, consumo 1900 kWh/ano]” com uma factura média mensal de 36,62 euros poderá contar com uma diminuição de 1,02 euros na factura face ao mês de Março.

Para um “casal com dois filhos [potência 6,9 kVA, consumo 5000 kWh/ano]” e uma factura média de 92,43 euros, a descida será de 2,83 euros.

“Com esta actualização, o aumento de 3,3% da tarifa em Baixa Tensão Normal [domésticos e pequenos negócios] anunciado para este ano, será apenas de 1% em 2023 face a 2022”, esclarece ainda a ERSE.

Sugerir correcção
Comentar