FC Porto e as perdas de uma derrota europeia

Os “dragões” já viram muito dinheiro a entrar na conta, mas perderam também algum nesta terça-feira. A nível nacional, o Benfica é quem mais tem somado, mas o recorde português ainda é do FC Porto.

Foto
Adeptos do FC Porto no Dragão Reuters/PEDRO NUNES

O FC Porto deixou nesta terça-feira "voar" 10,6 milhões de euros (ME), ao falhar o apuramento para os quartos-de-final da Liga dos Campeões, para fechar a edição 2022/23 da prova a rondar os 61 ME em ganhos.

A formação detentora do título nacional teve entrada directa na fase de grupos da Liga dos Campeões e arrecadou desde logo uma verba fixa de 15,64 ME, aos quais acrescentou 23,887 ME pelo ranking a dez anos entre os participantes.

Os quatro triunfos na fase de grupos valeram mais 11,2 ME, verba a que se juntaram 0,198 ME pela redistribuição do remanescente dos empates.

Os "dragões" acabaram o Grupo B na liderança e, com o respectivo apuramento para os oitavos-de-final, arrecadaram mais 9,6 ME, para um total de 61,235 ME.

Apesar do valor considerável, o FC Porto não é, ainda assim, o líder no plano português, já que o Benfica, que se qualificou para os "quartos", já vai nos 72,558 ME.

O clube da Luz ainda pode fazer a verba crescer, caso atinja as meias-finais (mais 12,5 ME), a final (mais 15,5 ME) ou chegue mesmo ao seu terceiro título europeu (mais 4,5 ME). Por seu lado, o Sporting, que falhou os "oitavos", parou nos 35,136 ME.

O recorde nacional está na posse do FC Porto desde 2018/19, época em que os "dragões" colectaram 79,208 ME, montante que os "encarnados" podem ultrapassar esta época, no caso de atingirem as meias-finais.

A estes valores, acrescem ainda os do "market pool", relacionados com os direitos televisivos. A UEFA distribuirá um total de 292 ME pelos 32 clubes, em função do valor proporcional dos países.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários