Kenzaburo Oe, o escritor activista que regressava sempre ao filho e a Hiroxima

Nobel da Literatura em 1994, tem uma vasta obra de ficção e ensaio marcada pela guerra e pelo nascimento de um filho portador de deficiência. Tinha 88 anos e olhava para a história que incomoda.

Foto
Kenzaburo Oe em 2011, numa manifestação contra o nuclear em Tóquio Yuriko Nakao/Reuters

Era frequente ouvi-lo dizer nas entrevistas que fora a Segunda Guerra Mundial a fazer dele um escritor. Tinha dez anos quando o Japão capitulou. O pai morrera no Pacífico durante o conflito e o desastre nuclear de Hiroxima acontecera a 160 quilómetros da pequena aldeia no meio da floresta onde vivia com a mãe. O mundo, diria já adulto, tornara-se um lugar assustador para um miúdo a quem ensinavam na escola que o imperador Hirohito era um deus e que, em caso de derrota perante os aliados, o suicídio seria uma atitude honrosa até para uma criança.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários