Cientistas eliminam metástases do cancro da mama em ratinhos

O cancro da mama metastático é um dos mais prevalentes e para o qual os tratamentos não são muito eficazes. Investigação em ratinhos dá uma táctica dupla: fragilizar os tumores e reforçar o ataque.

Foto
Cientistas conseguiram fazer desaparecer as células tumorais (a azul) presentes nos ossos devido à disseminação do cancro da mama DOUGLAS V. FAGET

Quando o cancro da mama é detectado numa fase inicial, a resposta aos tratamentos costuma ser boa. Mas se o cancro já se tiver metastizado e, portanto, espalhado para outras partes do corpo, como os pulmões e os ossos, os tratamentos são muito menos eficazes e a cura não existe. Uma das opções que surgem agora para tratar este tipo de cancro da mama metastático é unir dois tratamentos para provocar um ataque organizado e em força do sistema imunitário. E, em ratinhos, os resultados mostram a eliminação das células cancerosas que, entretanto, se tinham disseminado nos ossos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários