Conde do Farrobo, uma vida assim dava uma ópera

Fomos visitar a exposição Il Fanatico per la Musica, em diálogo com quem a ajudou a conceber. No Teatro Thalia, em Lisboa, descobrimos mais sobre a extraordinária vida do conde do Farrobo.

Foto
Pormenor de um quadro de autoria desconhecida com a condessa do Farrobo, Mariana Carlota Lodi, a filha, Joaquina, e um retrato do conde do Farrobo Coleção Gomes de Castro

Estamos no Teatro das Laranjeiras, hoje conhecido como Teatro Thalia. Entre 1835 e 1853 ali foram apresentadas pelo menos 18 óperas diferentes. Foram dezenas de récitas, em verdadeiras temporadas líricas. Construído ao lado do Palácio das Laranjeiras, ali mesmo ao lado do Jardim Zoológico de Lisboa, o Teatro Thalia tem à porta a inscrição Hic Mores Hominum Castigantur: “Aqui serão castigados os costumes dos homens.” Mas, antes de ser Thalia, a musa da comédia, o teatro chamava-se simplesmente Teatro das Laranjeiras. E foi mandado construir pelo conde do Farrobo em 1820.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários