Morreu Kiska, a “orca mais solitária do mundo” e a última em cativeiro no Canadá

Kiska morreu na quinta-feira depois de passar mais de 40 anos em cativeiro. Vivia isolada num parque temático no Canadá apesar de petições para ser libertada.

Foto
Kiska vivia sozinha há mais de 10 anos Tara Walton

Kiska, a última orca a viver em cativeiro no Canadá, morreu esta semana. Há 11 anos que vivia sozinha num aquário, longe de outros animais. A informação foi avançada pelo governo da província de Ontário, no Canadá, esta sexta-feira.

"O ministério foi informado pela Marineland que a orca chamada Kiska morreu na Marineland a 9 de Março de 2023. Foi realizada uma necropsia por profissionais da Marineland," explicou o porta-voz, Brent Ross, porta-voz da Procuradoria-Geral de Ontário, num comunicado enviado por e-mail.

Desde 1982 que Kiska vivia num aquário em Marineland, um parque temático que fica em Niagara Falls, Ontário. A orca foi capturada nas águas islandesas em 1979, quando tinha cerca de 47 anos de idade. Durante o tempo que passou em Marineland, teve mais de 20 companheiros de aquário e cinco crias que morreram ainda pequenas. A associação de defesa dos animais PETA descrevia-a como "a orca mais solitária do mundo".

Há semanas que a saúde de Kiska estava a deteriorar. "A equipa e os peritos em mamíferos marinhos fizeram tudo o que era possível para garantir o conforto de Kiska e vão sentir a sua perda", citou a imprensa local.

Kiska vivia isolada dos outros animais. Foi capturada quando tinha 47 anos Reuters/PHIL DEMERS
Kiska vivia isolada dos outros animais. Foi capturada quando tinha 47 anos
Kiska vivia isolada dos outros animais. Foi capturada quando tinha 47 anos
Kiska vivia isolada dos outros animais. Foi capturada quando tinha 47 anos
Fotogaleria
Kiska vivia isolada dos outros animais. Foi capturada quando tinha 47 anos Reuters/PHIL DEMERS

"A orca mais solitária do mundo"

A associação de defesa dos animais PETA nota que Kiska teve uma vida solitária e marcada pela tragédia devido à morte das suas cinco crias. Morreram, todas, antes de atingirem os sete anos de idade.

O grupo Animal Justiça (inglês para Justiça Animal), uma organização canadiana sem fins lucrativos, está a exigir a abertura de um inquérito sobre o tratamento da morte da orca por parte da Marineland.

"Serviços de bem-estar animal estavam no local [na altura da morte] para determinar o cumprimento das normas", assegura o porta-voz da Procuradoria-Geral de Ontário, Brent Ross. A Marineland já foi alvo de mais de 160 auditorias desde Janeiro de 2020 para assegurar o cumprimento da lei e normas.

Em Janeiro, semanas antes da morte de Kiska, mais de 560 mil pessoas assinaram uma petição online destinada a obrigar o parque a tentar libertar a orca.

Sugerir correcção
Comentar