Women’s World Car Of The Year: Kia Niro eleito por juradas de 43 países

O único júri do mundo automóvel composto exclusivamente por mulheres, jornalistas de 43 países, elegeu o Kia Niro como o melhor automóvel para 2023. O anúncio celebra o Dia Internacional da Mulher.

2023 Niro EV
Fotogaleria
2023 Niro EV DR
Kia America Hosts North America Debut of All-New 2023 Niro at New York International Auto Show
Fotogaleria
A gama de motores: HEV, PHEV e BEV DR
2023 Niro EV
Fotogaleria
2023 Niro EV DR
2023 Niro EV
Fotogaleria
2023 Niro EV DR
2023 Niro EV
Fotogaleria
2023 Niro EV DR
2023 Niro EV
Fotogaleria
2023 Niro EV DR

O Kia Niro, que renasceu apenas com mecânicas híbridas e uma eléctrica, foi eleito o melhor carro para 2023, entre um lote de vencedores de classes que incluíam Audi RS 3 (Performance), Citroën C5 X (Automóvel Grande), Ford Ranger (4x4), ​Jeep Avenger (SUV Familiar) e Nissan X-Trail (SUV Grande).

O anúncio do vencedor foi realizado no arranque do dia 8 de Março, às zero horas de Wellington, Nova Zelândia (11h da manhã de dia 7 em Lisboa), já que, explica-se em comunicado, o automóvel continua a “contribuir para fazer ouvir a voz das mulheres em todos os continentes porque a mobilidade de uma mulher significa acesso a muitas possibilidades pessoais e profissionais”.

Sobre o processo, a presidente executiva do Women's World Car of the Year (​WWCOTY), a espanhola Marta García, destacou o facto de a eleição deste ano ter sido particularmente difícil “devido ao excelente nível de todos os candidatos”.

Para chegarem aos vencedores das classes e finalistas, as 63 jornalistas que acompanham o sector automóvel em 43 países, Portugal incluído, “testaram dezenas de modelos e avaliaram cada detalhe”, diz-se em comunicado. Na primeira volta da votação, os melhores automóveis de cada categoria foram escolhidos de um total de 59 candidatos.

Nesta segunda geração, o Kia Niro, que chegou aos finalistas depois de vencer como melhor proposta urbana, apresenta-se como um crossover compacto que se arruma no limiar mais baixo do segmento C (com o objectivo claro de fazer frente a algumas alternativas mais apuradas do segmento inferior). Recorrendo à terceira geração da plataforma K, o Niro revela-se capaz de acomodar grupos propulsores electrificados e, ao mesmo tempo, proporcionar uma elevada rigidez torsional.

Foto
Kia Niro dr

“O Kia Niro entrega um pacote completo: as suas numerosas opções mecânicas, design elegante, tecnologia fácil de usar, assentos confortáveis e embalagem económica fazem com que se destaque entre um campo de competição feroz”, avaliou a jurada norte-americana Elana Scherr. Já Sabrina Parant, da Bélgica, destacou “uma gama de motores na qual todos os condutores podem encontrar um que corresponda às suas necessidades de mobilidade”.

O Niro é proposto com três mecânicas: uma híbrida (HEV), uma de ligar à corrente (PHEV, que não é disponibilizada em Portugal) e outra 100% eléctrica (EV).

A racionalidade do automóvel sul-coreano também originou consenso. A indiana Renuka Kirpalani destaca o facto de ser “um pequeno carro de cidade prático que dá tudo o que se precisa num pacote acessível” e a austríaca Petra Mühr sublinha que é “um carro espaçoso, elegante, eficiente e prático, que está na moda com o seu tamanho, design e condução.”

Em Portugal, o Niro está disponível com mecânica HEV (desde 33.600€, com campanha), em que o motor a gasolina de quatro cilindros 1.6 GDI Smartstream se une a um motor eléctrico síncrono de ímanes permanentes, de 32 kW, para uma potência combinada de 141cv, e BEV.

O 100% eléctrico (desde 44.000€, com campanha) é proposto com uma unidade motriz de 150 kW (204cv) e 255 Nm de binário, valores que o tornam capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos, sendo que a velocidade máxima é de 167 km/h.

Com uma bateria de polímero de iões de lítio de 64,8 kWh, que pode, em corrente contínua, recuperar de 10 a 80% em menos de 45 minutos (a 11 kW demora seis horas), o veículo foi homologado para ser capaz de percorrer até 460 quilómetros.

Sugerir correcção
Comentar