Directores fazem contas: despesa com descongelamento das carreiras recupera-se em seis anos

Quase 40 mil aposentações nos próximos anos vão diminuir custos com os salários dos professores, permitindo recuperar o aumento de despesa imediato dentro de seis anos, defende a ANDE.

Foto
Paulo Pimenta

A recuperação integral do tempo de serviço dos professores custa, a médio prazo, menos ao país do que aquilo que tem sido apontado pelo Governo. É essa a conclusão a que chegou a Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), que esteve a estudar os números, concluindo que os milhares de aposentações de docentes previstas nos próximos anos vão levar a uma redução das despesas salariais a partir de 2025/26. Três anos após esta data, o Estado conseguirá recuperar o impacto imediato da medida que tem sido reclamada pelos sindicatos nos últimos meses.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 46 comentários