Pelo menos seis mortos e quase 300 feridos na Turquia após novos sismos

O terramoto principal foi registado na província de Hatay, uma das 11 regiões turcas devastadas há 15 dias por dois sismos que mataram pelo menos 44 mil pessoas.

Foto
Novo sismo atingiu o Sul da Turquia. Na província de de Hatay procuram-se feridos Reuters/THAIER AL-SUDANI

Pelo menos seis pessoas morreram em dois sismos de magnitude 6,4 e 5,8 que atingiram a província turca de Hatay na segunda-feira à noite, noticiaram hoje os media locais.

Já o Ministério da Saúde turco indicou terem sido identificados até ao momento 294 feridos. O anterior balanço apontava para três mortos e 213 feridos.

O terramoto principal foi registado a sul da cidade de Antioquia, na província de Hatay, uma das 11 regiões turcas devastadas há 15 dias por dois sismos que mataram pelo menos 44 mil pessoas, na Turquia e na Síria.

A busca por sobreviventes dos dois novos sismos prossegue em Defne e Samandağ​, onde o segundo sismo teve o epicentro, três minutos após o primeiro, com uma magnitude de 5,8.

O ministro da Saúde turco, Fahrettin Koca, disse que 18 dos 294 feridos encontram-se em estado crítico.

Os novos abalos provocaram o pânico, com as autoridades locais a pedirem o envio urgente de tendas, uma vez que a população não quer voltar às casas por recear que os edifícios possam ruir.

O autarca de Samandağ​, Refik Eryilmaz, disse na segunda-feira à televisão turca NTV que vários edifícios se tinham desmoronado, desconhecendo-se ainda se estavam pessoas no interior.

O abalo mais forte do sismo desta segunda-feira foi sentido na Síria, na Jordânia, em Chipre, em Israel e até no Egipto.

Sugerir correcção
Comentar