Novo sismo de 6,3 na Turquia faz três mortos e mais de 300 feridos

Um novo sismo de 6,3 na escala de Richter abalou o Sul da Turquia. Nordeste da Síria também contabiliza várias pessoas feridas.

Foto
Escombros na província de Hatay, no Sul da Turquia EPA/MARTIN DIVISEK

Um novo sismo de 6,3 abalou esta segunda-feira a Turquia, com epicentro a sul da cidade de Antáquia, na província de Hatay, uma das mais afectadas pelos sismos de 6 de Fevereiro.

O terramoto ocorreu pelas 20h04 (17h04 em Lisboa) e foi sentido também na Síria, onde também há registo de novos feridos, e ainda na Jordânia, Israel, Chipre, Líbano e Egipto. Pouco depois registou-se uma réplica de 5,8 na escala de Richter.

De acordo com o ministro do Interior da Turquia, Suleyman Soylu, numa actualização feita às 23h locais, pelo menos três pessoas morreram e 213 ficaram feridas. Vários edifícios terão colapsado e existirão vítimas debaixo dos escombros, segundo avançou a Reuters.

No nordeste da Síria, em áreas ocupadas pelos rebeldes, o sismo desta segunda-feira provocou pelo menos 130 feridos, segundo os Capacetes Brancos, socorristas nas zonas rebeldes do país. Nas províncias de Idlib e Aleppo, os abalos provocaram alguns deslizamentos de terras. Nas áreas controladas pelo Governo de Bashar al-Assad, não há para já registo de novas vítimas.

A contagem do Observatório Sírio para os Direitos Humanos indica que mais de 470 pessoas chegaram aos hospitais para receber assistência médica – um número que, a confirmar-se, eleva para 680 o total de feridos no abalo mais recente, entre Turquia e Síria.

Há duas semanas, dois grandes sismos, um de 7,8 e outro de 7,5 na escala de Richter, com epicentro em território turco, provocaram 47 mil mortes na Turquia e na Síria. Desde então já foram contadas mais de 6000 réplicas.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou esta segunda-feira que serão construídas, a partir de Março, 200 mil novas casas no Sudeste do país, onde ruíram outras centenas de milhares de habitações.

ONU promete “ajuda adicional”

O secretário-geral da ONU, António Guterres, lamentou os novos terramotos que sacudiram esta segunda-feira o sudeste da Turquia e a Síria, garantindo que as equipas humanitárias estão no local “a avaliar a situação” e preparadas para “fornecer ajuda adicional”.

Numa mensagem na rede social Twitter, António Guterres sublinhou que os seus pensamentos continuam com o povo da Turquia e Síria, enquanto “enfrentam o impacto de novos terremotos”.

“As equipas das Nações Unidas no local estão a avaliar a situação e estamos prontos para fornecer ajuda adicional conforme necessário”, sublinhou o diplomata português. com Lusa

Sugerir correcção
Comentar