Posse administrativa de casas: da Dinamarca à Irlanda, há vários modelos na Europa

Há vários exemplos, na Europa, de países onde a requisição de casas vazias para colocá-las no mercado de arrendamento é permitida. Muitas vezes, contudo, as ferramentas não são postas em prática.

Foto
O Governo quer criar um “regime de arrendamento compulsivo” Nuno Ferreira Santos

É uma das medidas mais polémicas do pacote de medidas dirigidas ao sector da habitação que o Governo apresentou na semana passada: a criação de um “regime de arrendamento compulsivo”. O objectivo é que o Estado ou os municípios possam requisitar aos privados casas devolutas e vazias para, posteriormente, colocá-las no mercado de arrendamento, pagando aos proprietários a renda devida pela ocupação da casa. Nesta segunda-feira, o Governo divulgou alguns detalhes da medida, que prevê que os proprietários tenham um prazo para responder ao Estado antes do arrendamento forçado e possam, antes disso, negociar livremente as condições de um eventual contrato.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 94 comentários