Banksy fez uma obra no Dia dos Namorados — mas foi logo removida

A obra apareceu esta terça-feira em Kent, no Reino Unido, e mostra uma mulher com um olho negro e um dente partido a empurrar um homem para o interior de uma arca congeladora.

Foto
Na obra, a mulher, que surge com o olho negro, empurra o homem Banksy/Instagram

O artista britânico Banksy tem uma nova obra que alerta para a violência doméstica contra as mulheres.

A obra Valentine's Day Mascara (maquilhagem do Dia dos Namorados, em tradução livre) surgiu esta terça-feira numa parede na cidade de Margate, em Kent, no Reino Unido, escreve o Bristol Post. Foi também publicada na página de Instagram do artista, mas horas depois de Banksy ter confirmado a sua autoria, parte da instalação acabou por ser removida.

Na versão original da obra, a mulher vestida com roupas dos anos 50 e umas luvas de limpeza surge com o olho negro e um dente partido. A pintura alerta ainda para o empoderamento feminino, uma vez que a vítima se decide vingar de um homem que, provavelmente, será o marido, empurrando-o para o interior de uma arca congeladora abandonada deixada junto ao edifício.

No entanto, a autarquia de Thanet optou por retirar a arca, assim como os restantes elementos da obra que incluíam uma cadeira de plástico partida, um cesto e uma garrafa de vidro no momento em que um grupo de jornalistas filmava a instalação. Segundo a Reuters, que cita a imprensa local, o electrodoméstico foi removido por motivos de saúde e segurança.

As obras de Banksy são conhecidas em todo o mundo, mas a identidade do artista continua desconhecida. Em Novembro, o britânico pintou vários stencils nos prédios da Ucrânia destruídos pelos bombardeamentos russos. Numa das obras, uma ginasta equilibra-se no que resta de um edifício em Kiev.

Notícia actualizada às 15h00

Sugerir correcção
Ler 1 comentários